Correio Popular Notícia





HISTÓRIA
Funcultural e ex-ferroviários vistoriam Estrada de Ferro

Data da notícia: 2015-04-07 10:36:08
Foto:

(Da Redação) A Funcultural, junto a uma comitiva de ex-ferroviários, realizou na manhã da última quarta-feira (1) uma vistoria da situação de parte do acervo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) que se encontra acondicionada num galpão da Prefeitura, no Bairro Lagoinha. José Bispo de Morais, presidente da Associação do Ex-Ferroviários da Madeira-Mamoré, disse que o interesse da comitiva nessa visita foi o de saber como estão sendo guardadas as peças, porque eles se interessam em trabalhar pela reativação da EFMM. ?Por nossa vontade elas teriam ficado próximas à Estrada, no galpão do Prédio do Relógio, mas houve reclamações e a Funcultural resolveu transferi-las para cá. Preferíamos que fosse feita uma cobertura no pátio daquele prédio e as peças retornassem para lá, mas sabemos que isso não é possível agora, assim, aguardamos para ver como as coisas vão se encaminhar?, disse o presidente.
Flávio Morais, diretor do Departamento de Artes e Cultura (DAC/Funcultural) disse que a visita da comissão de ex-ferroviários faz parte da estratégia da Prefeitura em trabalhar em cooperação com a Associação dos Ex-Ferroviários. ?Nós fizemos questão de que eles vissem como as peças estão sendo guardadas. Desde a recuperação de cadapeça até a constituição do inventário final de todo o acervo da EFMM, queremos contar com a ajuda deles. Eles são memória viva da EFMM e sabem como ninguém a função de cada uma dessas peças e como elas se integram ao conjunto patrimonial?, informou o técnico da Funcultural.

Reclamações
As peças da EFMM estavam guardadas no pátio do Prédio do Relógio, mas ocorreram reclamações por estarem sujeitas às ações do clima. Atendendo a esse apelo, a Funcultural as removeu provisoriamente para o galpão do Bairro Lagoinha. A parte superficial de limpeza já foi realizada e agora é aguardada a nova remoção para o galpão definitivo, onde funcionará também uma oficina para a realização dos procedimentos de limpezas mais detalhadas e de recuperação de cada peça. O novo galpão, que atualmente está em processo de locação, situa-se à Rua Panamá com Alexandre Guimarães. Sua área é de 3.600m². A locação será pelo período de um ano, tempo em que devem acontecer as ações de recuperação. ?Também está em processo de licitação a contratação de uma empresa para atuar junto à Associação dos Ex-Ferroviários no inventário das peças. Tudo será catalogado e com isso realizaremos um grande levantamento da quantidade real de todos itens do acervo da EFMM. Já temos recursos disponíveis para tudo isso e a contratação dessa empresa é esperada ainda para o mês de abril?, finalizou Flávio Morais. Com informações de Renato Menghi ? Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1772 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.